Foto: Gabriel Haesbaert (Arquivo Diário)
Exame é usado para analisar qualidade dos cursos de graduação e desempenho dos estudantes
Termina na próxima segunda-feira o prazo para que os estudantes transexuais e travestis possam solicitar o atendimento pelo nome social no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). A prova é feita por estudantes que estão concluindo os cursos de graduação avaliados - neste ano, serão avaliados alunos de 27 cursos. A solicitação deve ser feita pela Página do Participante, no site.
Para fazer a solicitação, é preciso apresentar documentos comprobatórios da condição que motiva o pedido de atendimento pelo nome social, como fotografia atual, individual, colorida, com fundo branco, da cabeça e do tronco, sendo que a cabeça deverá estar descoberta; cópia digitalizada de um dos documentos de identificação oficial com foto e cópia assinada e digitalizada do formulário de solicitação de atendimento pelo nome social disponibilizado na Página do Participante. Os documentos devem conter todas as informações solicitadas, ser legíveis e estar no formato PDF, PNG ou JPG, no tamanho máximo de 2Mb.
O exemplo de escolas que superaram média no principal índice de qualidade do ensino
O Enade é obrigatório para o estudante receber o diploma, e a situação de regularidade no exame deve constar em seu histórico escolar. Ele é o principal componente para o cálculo dos indicadores de qualidade dos cursos e das instituições de Ensino Superior. O exame será aplicado no dia 25 de novembro.
CADASTRO
Está aberto também o prazo para preenchimento do cadastro do estudante. O prazo segue até o dia 21 de novembro. O estudante deve acessar o cadastro pelo Sistema Enade ou pelo Aplicativo do Enade, disponível na Google Play e na Apple Store.
Notas de escolas de Santa Maria estão abaixo da média no principal índice de qualidade do ensino
Só podem se cadastrar os estudantes que foram previamente inscritos pelos coordenadores de curso. Para realizar o cadastro é necessário selecionar a opção "Primeiro Acesso" para criar login e senha. O Inep solicita o número de CPF, além de um e-mail válido.
As áreas que serão avaliadas em 2018:
- Grau de Bacharel:
- Administração;
- Administração Pública;
- Ciências Contábeis;
- Ciências Econômicas;
- Comunicação Social - Jornalismo;
- Comunicação Social - Publicidade e Propaganda;
- Design;
- Direito;
- Psicologia;
- Relações Internacionais;
- Secretariado Executivo;
- Serviço Social;
- Teologia;
- Turismo
Grau de Tecnólogo:
- Tecnologia em Comércio Exterior;
- Tecnologia em Design de Interiores;
- Tecnologia em Design de Moda;
- Tecnologia em Design Gráfico;
- Tecnologia em Gastronomia;
- Tecnologia em Gestão Comercial;
- Tecnologia em Gestão da Qualidade;
- Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos;
- Tecnologia em Gestão Financeira;
- Tecnologia em Gestão Pública;
- Tecnologia em Logística;
- Tecnologia em Marketing;
- Tecnologia em Processos Gerenciais